APÊNDICE A - PONTUAÇÃO
Ver regra 89.3

A1 NÚMERO DE REGATAS
O número de regatas programado e o número requerido que sejam completadas para constituir uma série serão estabelecidos nas instruções de regata.

A2 PONTUAÇÃO NAS SÉRIES
A pontuação total de cada barco na série será o total das obtidas nas suas regatas, descartando a sua pior pontuação. (As instruções de regata poderão estabelecer uma disposição diferente ao estipularem, por exemplo, que nenhuma pontuação será excluída, que duas ou mais pontuações serão excluídas, ou que um número especificado de pontuações será excluído se um número determinado de regatas for completado. Uma regata é completada se for pontuada; ver regra 89.3(a).) Se um barco tiver duas ou mais piores pontuações iguais, a(s) pontuação(ções) da(s) regata(s) disputada(s) mais cedo na série será(ão) excluída(s).O barco com a pontuação mais baixa na série será o vencedor, e os outros serão classificados em conformidade com este critério.

A3 HORA DE LARGADA E POSIÇÃO DE CHEGADA
A hora do sinal de largada de um barco será a sua hora de largada, e a ordem pela qual os barcos terminam a regata determinará as suas posições de chegada. No entanto, quando for utilizado um sistema de abonos, o tempo gasto pelo barco, corrigido até ao segundo mais próximo, determinará a sua posição de chegada.

A4 SISTEMAS DE PONTUAÇÃO BAIXA E PONTUAÇÃO BONIFICADA
Para a pontuação da maioria das séries são utilizados ou o Sistema de Pontuação Baixa ou o Sistema de Pontuação Bonificada. O Sistema de Pontuação Baixa utiliza a posição de chegada de um barco como a sua pontuação na regata. O Sistema de Pontuação Bonificada beneficia as seis primeiras posições de chegada, devido à maior dificuldade em avançar da quarta para a terceira posição do que, por exemplo, da décima quarta para a décima terceira. O sistema de Pontuação Baixa aplicar-se-á a menos que as instruções de regata especifiquem outro sistema; ver regra 89.3(a). Se for escolhido o Sistema de Pontuação Bonificada, este pode ser aplicado se as instruções de regata estipularem que “O Sistema de Pontuação Bonificada do Apêndice A será aplicado”.

A4.1
Qualquer barco que larga e chega numa regata, e que posteriormente não se retire, seja penalizado, ou lhe seja concedida reparação, averbará os seguintes pontos:

Posição de chegada Sist. Pont. Baixa Sist. Pont. Bonificada
Primeiro 1 0
Segundo 2 3
Terceiro 3 5,7
Quarto 3 8
Quinto 5 10
Sexto 6 11,7
Sétimo 7 13
Cada lugar seguinte Adicionar 1 ponto Adicionar 1 ponto

A4.2
Um barco que não largue, que não chegue, que se retire depois da chegada ou tenha sido desclassificado, terá uma pontuação de chegada de mais um do que o número de barcos inscritos na série. Um barco penalizado ao abrigo das regras 30.2 ou 44.3 obterá uma pontuação de acordo com o estipulado na regra 44.3 (c).

A5 PONTUAÇÕES DETERMINADAS PELA COMISSÃO DE REGATAS
Um barco que não largou, não cumpriu a regra 30.2 ou 30.3, ou não chegou, ou que cumpriu uma penalização de acordo com a regra 44.3 ou se retirou depois de chegar, será pontuado em conformidade pela comissão de regatas sem uma inquirição. Somente a comissão de protestos pode decidir outros procedimentos que afectem a pontuação de um barco piorando o seu resultado.

A6 ALTERAÇÕES NA POSIÇÃO E PONTUAÇÃO DE OUTROS BARCOS
A6.1
Se um barco é desclassificado numa regata ou se retira depois de chegar, cada um dos barcos que chegue depois dele subirá um lugar.

A6.2
Se a comissão de protestos decide conceder uma reparação ajustando a pontuação de um barco, a pontuação dos outros barcos não será alterada, a não ser que a comissão de protestos decida de outro modo.

A7 EMPATES NUMA REGATA
Se dois ou mais barcos estão empatados na linha de chegada, ou se têm o mesmo tempo corrigido num sistema de abonos, os pontos da posição de chegada dos barcos empatados e da(s) posição(ções) imediatamente a seguir serão somados e divididos igualmente. Barcos empatados na atribuição de um prémio devem dividi-lo ou receber prémios iguais.

A8 EMPATES NUMA SÉRIE
A8.1
Se numa série houver empate entre dois ou mais barcos, os resultados de cada barco devem ser listados na sequência do melhor para o pior, e no(s) primeiro(s) ponto(s) em que houver resultados diferentes, o desempate favorecerá o(s) barco(s) com o melhor resultado. Nenhum resultado excluido deverá ser usado.

A8.2
Se permanecer o empate entre dois ou mais barcos, a classificação será decidida pelas suas pontuações na última regata. Quaisquer empates que persistam serão resolvidos pelas pontuações da regata precedente, e assim sucessivamente até que todos os empates sejam solucionados. Todas as pontuações serão usadas, mesmo que algumas tenham sido excluidas.

A9 PONTUAÇÕES EM SÉRIES LONGAS
Para séries que se realizem por um período de tempo mais longo do que uma prova, um barco que compareceu na área de largada mas não largou, não chegou, ou se retirou após chegar, ou foi desclassificado, receberá a pontuação da posição de chegada do número de barcos que compareceram na área de largada mais um. Um barco que não compareceu na área de largada receberá a pontuação de chegada do número de barcos inscritos na série mais um.

A10 ORIENTAÇÃO QUANTO A REPARAÇÃO
Se a comissão de protestos decide conceder reparação alterando a pontuação de um barco numa regata, deve considerar atribuir-lhe

(a) pontos iguais à média, aproximada ao décimo de ponto mais próximo (0,05 arredondado para cima), dos seus pontos em todas as regatas da série, excepto da regata em causa;

(b) pontos iguais à média, aproximada ao décimo de ponto mais próximo (0,05 arredondado para cima), dos seus pontos em todas as regatas antes da regata em causa; ou

(c) pontos baseados na posição do barco na regata no momento do incidente que justificou a reparação.

A11 SIGLAS DE PONTUAÇÃO
As seguintes siglas são recomendadas para registo das circunstâncias
que determinam a pontuação:

DNC Não largou; não compareceu na área de largada
DNS Não largou (excepto DNC e OCS)
OCS Não largou; no lado do percurso da linha de largada ao seu sinal de largada e não largou, ou infringiu a regra 30.1
ZFP 20% de penalização segundo a regra 30.2
BFD Desclassificação segundo a regra 30.3
SCP Recebeu uma penalização de pontuação segundo a regra 44.3
DNF Não chegou
RAF Retirou-se depois de chegar
DSQ Desclassificação
DNE Desclassificação (excepto DGM) não excluível segundo a regra 89.3 (b)
DGM Desclassificação segundo a regra 69.1(b)(2); não excluível
RDG Reparação concedida